quarta-feira, 13 de maio de 2009

O projeto Cérbero

O projeto Cérbero surgiu no final de 2008 de uma parceria entre alunos do Instituto Brasileiro de Audiovisual - Escola de Cinema Darcy Ribeiro e alunos de teatro da UNIRIO – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Com o objetivo de desenvolver uma pesquisa de linguagem multimídia que abarcasse a criação de ações cênicas urbanas, e o desdobramento delas em vídeos experimentais.

O MITO

Cérbero, na mitologia Grega, é o cão de três cabeças que protege a porta do Hades, o mundo dos mortos. Suas três cabeças simbolizam as três câmeras com que filmamos as ações cênicas urbanas. Elas fazem com que essas ações “escapem” a sua finita duração no espaço-tempo. E após o processo de montagem em que se recria essa ação, elas revivem no mundo virtual “dos mortos”, ou seja, como obra áudio-visual.

O PROCESSO

O projeto possui uma dinâmica dramatúrgica que se divide em três momentos:
Primeiro criamos um argumento aberto ao improviso que define o tema, o local e a proposta da ação. Usamos ação cênica, pois cada novo argumento pode indicar o uso, de diferentes gêneros das artes cênicas e visuais, sem estar preso a nenhum deles.
A partir do argumento, realizamos a ação cênica - que é o resultado de uma dinâmica de improvisação entre os performes-atores e os três câmeras. A ação se desenvolve sem interrupção e gera um segundo resultado dramatúrgico. Os três câmeras fazem parte da ação cênica, são também performers e captam diferentes pontos de vista da ação.
Finalmente temos o processo de edição do vídeo que gera ainda uma terceira dramaturgia.

CONCEPÇÃO

Quanto aos modos de representação e produção de sentido o projeto assume influências da antropofagia, do cinema marginal, das performances, dos hapenings, do teatro de rua e dos recentes flash mob.
O projeto tenta perceber o cotidiano urbano na sua própria dinâmica fragmentada, seus coros de homens e carros, sua multiplicidade de vozes e imagens, seu ritmo acelerado. Utiliza essa dinâmica no seu fazer poético, nos seus procedimentos narrativos. Interfere neste cotidiano e cria na matéria mesma de seu caos.

Por onde Cérbero passa, ele cria uma dobra na realidade, uma ruptura com o comum da comunidade, um BURACO no meio do asfalto, uma passagem para o mundo dos mortos, um campo de signos estranhos e de construções artificiais. E acreditamos que é essa dobra mesmo, esse espaço marcado pela morte que pode gerar uma potência de vida no meio da cidade e no espaço virtual.


(Fernando Codeço)

2 comentários:

  1. PRECISAMOS DE UM CINEMA Q ROMPA COM A MEIA VERDADE

    E Q DESTRUA A INFLUENCIA DOS ENGANADORES DA OPINIÃO PUBLICA

    Q NÃO FAÇA CONCESSÕES AS MESQUINHARIAS DE MENTES PEQUENAS E ORGULHOSAS

    Q FAÇA O HOMEM COMUM DAS RUAS SE SENTIR INCLUIDO

    Q TNB CONTRIBUA PRA ELEVAÇÃO INTELECTUAL DA CULTURA

    Q DIGA NÃO E MOSTRA PRQ

    essa ea minha ideia de cinema livre

    ResponderExcluir
  2. mostrei ao codeço o PORNOGRAFIA DE BANHEIRO quero mostrar prao projeto se derepente poderemos colocalo pra ser feito

    e um poliocial noir pelas quebradas da cidade sem conceso~es aos mesquinhos e masoquismo,e gente tentando achar a luz e amores peos WC da cidade

    ResponderExcluir